NOSSA HISTÓRIA
A história da Paróquia Menino Jesus de Praga mostra a coragem e perseverança de homens e mulheres que acreditaram em um ideal, trabalharam muito e levantaram este templo.
Luta, entusiasmo, ânimo e persistência moldaram o coração destas pessoas que se uniram, sonharam, trabalharam e agora ficam para sempre na memória de uma comunidade, com a certeza de que cumpriram uma missão aqui na Terra.
Acompanhe esta história
Tudo começou em 1976, quando o bispo diocesano Dom José de Aquino Pereira idealizou uma paróquia no bairro São Manoel, um bairro que já dava sinais de um povoamento intenso, devido ao Hospital de Base, Faculdade de Medicina e moradias de médicos e estudantes.
A intenção era desmembrar este setor da cidade da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Redentora. Os moradores católicos tinham de se deslocar até aquele bairro para receber os sacramentos e assistir às missas.
Em 1986, uma Sexta-feira Santa, a ideia começa a tomar forma, quando dom José convida o comerciante Hélio João Rodrigues para assumir a responsabilidade da construção do novo templo. Eram necessários recursos financeiros, local e gente interessada em trabalhar.
A partir desta proposta, a casa de Hélio Rodrigues, na rua José Urias Fortes, passou a ser a sede de missas, celebradas toda quinta-feira por dom José ou pelo pe. Carlos Bracci.
O primeiro passo foi formar uma comissão para a construção. Vários moradores tomaram conhecimento da obra que estava para nascer. Muitos dos que participaram dessa comissão, ainda hoje estão à frente de pastorais e movimentos nessa comunidade.
O terreno, na confluência das ruas Adib Buchala com Teodoro Demonte foi doado pela Prefeitura, na gestão do professor Manoel Antunes. Dezoito meses depois foi celebrada a primeira missa campal, às 20 horas, do dia 25 de outubro de 1987 e lançada a pedra fundamental que depois da reforma em 2007, foi colocada debaixo da mesa do altar.
Depois de muitas campanhas, quermesses, sorteios, suor e trabalho, o prédio começou a ser erguido. O salão paroquial ficou pronto primeiro e durante 11 anos foi usado para as missas que eram celebradas pelos padres Jarbas Brandini Dutra, João Serafim, Carlos Bracci.
No dia 27 de março de 1997, uma Quinta-feira Santa, foi celebrada a primeira missa no novo templo, presidida por dom José e concelebrada pelo Pe. Serafim.
Em 25 de janeiro de 1998, houve a criação e inauguração da Paróquia Menino Jesus de Praga, na rua Teodoro Demonte, 465, pelo bispo Dom Orani João Tempesta, que empossou o primeiro pároco, Pe. Geomar Alves dos Santos.
Quantas coisas já foram feitas! Reforma física, ampliação do espaço, presbitério renovado, pastorais criadas, Rede de Comunidades implantada. Alguns desses acontecimentos estão vivos na memória dos paroquianos, outros já se perderam, mas todos fazem parte da nossa história.
Leia sobre os momentos marcantes da nossa paróquia na Revista Jubileu de Prata clicando aqui.